Mil?o

Perguntas Frequentes

As dúvidas sobre como obter a cidadania italiana são muitas, assim como são muitos os documentos necessários para iniciar o processo. Clique em cada pergunta e solucione suas dúvidas. Se precisar de mais informações, entre em contato com a nossa equipe!

Eu tenho direito cidadania Italiana?

O reconhecimento da cidadania italiana é baseado no artigo 1 da Lei Italiana n 91/92.

O reconhecimento da cidadania italiana ocorre por jus sanguinis (direito de sangue), ou seja, é necessário que o requerente possua um descendente italiano para que possa requerer a cidadania.

Esse reconhecimento é baseado no artigo 1 da Lei Italiana n 91/92, sendo a cidadania italiana passada do ascendente italiano aos seus descendentes, sem limite de gerações.

Oferecemos análise de viabilidade sem custo para identificarmos se você tem ou não direito ao reconhecimento da cidadania italiana.

Se você tiver direito à cidadania italiana, será necessária uma análise técnica dos documentos.

A My Euro Citizenship ajuda você a realizar o seu sonho!

Você pode obter informações mais detalhadas no site do Consulado Italiano que atende sua região.

O que eu preciso para ter minha cidadania Italiana?
  • Todas as Certidões de nascimento, casamento e óbito em Inteiro Teor (desde a sua de nascimento e, se for casado, a de casamento subindo genealogicamente até o seu ascendente Italiano);
  • CNN - Certidão Negativa de Naturalização;
  • Todos os documentos precisam estar com nomes, locais e datas, se preciso, retificadas. Também precisam ser traduzidos para o idioma Italiano por tradutor juramentado e, posteriormente, tanto as certidões como as traduções precisam ter apostila de Haia.

A My Euro Citizenship realiza a montagem da árvore genealógica e a busca de certidões no Brasil e na Itália se você não tem as informações.

O início do trabalho acontece quando temos todas as certidões reunidas, ou cópia ou pdf, para analisarmos e assim verificarmos a viabilidade do processo.

Somente analisando os documentos é possível averiguar a necessidade de retificação, realizar um cronograma e um orçamento.

Tanto os processos no Brasil como na Itália são divididos em duas etapas: preparação das certidões e o desenvolvimento junto a Instituição Italiana (Comune na Itália e Consulado Italiano ou via processo jurídico).

Não é possível realizar o orçamento sem antes analisar as certidões do processo.

Para mais informações, preencha o formulário de Fale Conosco.

Quais certides so necessrias para o processo?
  • Certidão de Batismo (Certificato di Battesimo, quando o italiano nasceu antes da existência dos registros civis) ou Certidão de Nascimento (Certificato di Nascita, quando o italiano nasceu depois da existência dos registros civis);
  • Certidão de Casamento (Certificato di Matrimonio, quando o italiano se casou na Itália) OU Certidão de Casamento e Óbito do país em que viveu;
  • Certidão de Óbito, quando se aplica, (Certificato di Morte, quando o italiano faleceu na Itália) ou Certidão de Óbito do país em que viveu.

Conforme a imagem abaixo você pode ver um exemplo das pessoas que precisam ter todas as certidões acima.

Cidadania Italiana

Como funciona a busca de certides na Itlia?

Certidões antes de 1866 estão em igrejas e cada cidade tem mais de uma igreja. Por isso, ter o máximo de informações ajuda na busca da certidão. A My Euro Citizenship pode lhe ajudar na busca de todas as certidões em inteiro teor no Brasil, além de registros de entrada no país e, com isso, reunir o máximo possível de informações para achar a cidade correta onde está a certidão.

Certidões após 1866 são mais acessíveis e mais fáceis de serem encontradas, pois normalmente estarão em alguma comune. Além disso, muitos arquivos de estado já têm todo o seu acervo digitalizado e alguns inclusive em banco de dados.

Independente da data ou tipo de certidão, existe o processo correto para se encontrar o documento, assim como solicitar e apostilar o documento. Após todo o processo concluído, você poderá ter o seu documento em mãos para que possa começar a fase de retificação de documentos no Brasil e, posteriormente, utilizar em seu processo de reconhecimento da cidadania italiana.

A My Euro Citizenship tem uma equipe especializada para a pesquisa e busca presencial na Itália, além de toda a experiência no Brasil para lhe auxiliar com todos os diferentes processos nos cartórios brasileiros.

Como funciona a busca de certides no Brasil?
  • Pesquisa de certidões religiosas - em caso de ausência de certidão de registro civil, também são válidas as certidões religiosas. Pesquisamos certidões de batismo e casamento religioso;
  • Busca e pesquisa de certidões de nascimento em cartório de registro civil de todo o país;
  • Localização de certidões de matrimônio em registro civil de todo o Brasil;
  • Encontramos certidões de óbito em registro civil de todos os estados e municípios brasileiros;
  • Certidão de Registro Tardio.

As certidões brasileiras de nascimento, casamento, óbito, naturalização precisam ser apostiladas para serem aceitas nos Consulados Italianos e na Itália. As Apostilas de Haia são carimbos e um selo depositados no verso dos documentos. Portanto, é necessário a apresentação das certidões e traduções originais para providenciá-las.

O que AIRE?

O AIRE é um registro para os italianos que moram fora da Itália e é de competência dos consulados manter esse registro. Por isso, é muito importante que você mantenha esse registro sempre atualizado.

Manter atualizado o Cadastro Consular AIRE é a única obrigação dos italianos residentes fora da Itália.

Não é possível emitir ou renovar o passaporte italiano com o AIRE desatualizado.

O que deve estar sempre atualizado no Consulado Italiano é:

  • Endereço;
  • Estado Civil (casamento, divórcio, viuvez);
  • Composição do Núcleo Familiar (filhos menores de 18 anos).

Fale Conosco

Fale com a gente!
X